centrifugação
HOME / QUÍMICA / / QUÍMICA GERAL / CENTRIFUGAÇÃO, SIFONAGEM E DESTILAÇÃO FRACIONADA Os métodos a seguir são subsequentes aos tradicionais, usados na separação de misturas.
Centrifugação
'
Realizar a centrifugação nada mais é do que acelerar o processo de decantação. Se o objetivo for separar rapidamente o sólido de um líquido, podemos submeter a mistura a uma centrífuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas.
Um exemplo prático desse método é a centrifugação do sangue, realizada em laboratórios de análises clínicas. O sangue é colocado em compartimentos e, então, sofre a ação de uma força centrípeta (força que puxa a mistura para o centro da trajetória em um movimento circular). Dessa forma, o plasma é separado dos outros componentes do sangue para análise posterior.
Centrífuga de sangue
Outro exemplo se aplica em nossas casas por meio das máquinas de lavar roupas. Já reparou como sua roupa é centrifugada?
As lavadoras possuem um dispositivo para centrifugar, o qual é acionado quando se deseja "secar" a roupa. Essa roupa gira em alta velocidade contra a superfície, no interior da máquina. Tal movimento faz com que a água seja extraída das roupas.
Sifonagem
Após realizar o processo de decantação mostrado em: Dissolução, filtração e decantação, se não for possível entornar o líquido obtido no decantamento, podemos retirá-lo com o auxílio de um sifão. O sifão é um cano com um formato especial, normalmente feito de plástico ou vidro, empregado para escoar a água de um recipiente para outro. Nesse caso, o sifão foi empregado para transportar um líquido de uma altura para outra. No caso, a mais baixa, passando por um ponto mais alto. O aparelho denominado “sifão” deu origem ao termo sifonagem.
Destilação Fracionada
Esse método é bem mais complexo do que o usado na destilação simples. Veja em: Destilação simples. Consiste no