resumo do livro de Émile Durkhein
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS
DOCENTE: MARIA COSTA BITENCOUUR
1° PERÍODO – 2014.1
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RESUMO TEXTUAL DO LIVRO
ÉMILE DURKHEIM
TERESINA – PI
MARÇO – 2014
MARIANA DOS SANTOS
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RESUMO TEXTUAL
ÉMILE DURKHEIM
TERESINA – PI
MARÇO – 2014.1
Estamos ligados diretamente a sociedade nascemos nela, que nos liga em todos os sentidos. E a partir do momento em que deixamos nossos interesses pessoais de lado e nos preocupamos com o coletivo, (regras morais) podemos ver que ela não significa uma repressão ou coibição, ate porque apenas uma sociedade que preza para o bem de todos os seus indivíduos desfruta de prestigio moral e constrói a democracia. Contudo isso não é muito fácil os desejos pessoais são algo que nos arrastam para fora de nos mesmos, apesar disso fazer parte da natureza humana, precisamos mantermos unidos para uma sociedade melhor.
Para isso, os ideais que congregam os membros dos grupos sociais devem ser periodicamente revistos para que não se debilitem, ou seja, não deixar de haver uma relação entre eles, que seriam encontros coletivos como manifestações reuniões, assembléias para se discutir o bem para toda a sociedade e não apenas para um grupo isolado, por exemplo, um encontro entre religiosos para discutir questões que apenas os favoreça e uma assembléia para uma nova constituição, ou seja, interesses pessoais de lado, para ir à busca de uma sociedade integrada.
A melhor maneira de mante-lá continua é praticando a solidariedade social um conceito elaborado pelo pensador Durkheim, que explica essa tese como uma organização social. Seria assim, ter consciência coletiva aquela que nos representa em relação á sociedade e consciência individual aquela que nos representa,