Resenha Durkhein
A referida obra trata de dois temas centrais das discussões realizadas por Durkhein: Educação e Sociologia. Em resumo, a obra deixa explícito que para Durkhein, educar é o meio pelo qual a sociedade forma o indivíduo e principalmente, garante as condições de sua existência - é algo eminentemente social.
Para construir um conceito de educação o autor parte de bases objetivas, analisando a educação como fato social. O livro é organizado em três capítulos e é introduzido com a apresentação dos pensamentos do sociólogo em relação à sociologia e educação. Na introdução da obra o pensamento de Durkhein é apresentado a partir de algumas concepções de educação, as concepções de ser individual e social, na perspectiva de que a educação forma o ser social. Vale destacar que a educação (entendida como fato) é capaz de levar o indivíduo a ter uma vida moral e social. As abordagens sobre educação no pensamento de Durkhein indicam também as concepções de relação da sociedade e do indivíduo (e seu papel).
Referente à natureza do papel da educação, Durkhein intitula o primeiro capítulo da obra: “A educação sua natureza e seu papel”, no qual faz uma contextualização histórica das definições de educação ao longo do tempo, afirmando que a educação sofre variações relacionadas ao tempo e local em que é concebida. A observação histórica, então, se faz indispensável para conhecer e constituir a definição de educação. Nesse sentido, os costumes e as ideias que determinam o tipo de educação são produtos da vida em comum e refletem suas necessidades.
Após discorrer sobre as inúmeras concepções de educação, Durkhein afirma que:
“Para definir a educação, é preciso, portanto, levar em consideração os sistemas educativos que existem ou que já existiram, compará-los e identificar os aspectos em comum. A reunião desses aspectos constituirá a definição que buscamos.” (p.49)
Por fim entende