Arte Grega
-Sempre foi uma referência. Os artistas do Renascimento e Neoclassicismo utilizavam esta arte como referência. As primeiras manifestações da arte grega possuíam formas ritualísticas. Dionísio tinha sua vida encenada na arte.
Pintura: associada com a cerâmica, o mural, a estátua e a arquitetura. O melhor artista era o que representasse melhor a realidade. Afrescos, mosaicos, pinturas têmperas eram feitas com um elemento da composição arquitetônica. Utilização das cores branco, preto, vermelho e amarelo (poucas cores por causa da utilização dos artistas em artes em 2D).
-Figuras estáticas e bidimensionais. Formas rígidas, braços e pernas coladas ao corpo, postura estática, expressão facial conhecida por "sorriso grego".
Escultura antropomórfica:
-Formas realistas, as esculturas ganharam novas dimensões, ganhando movimento (Período Clássico).
Medida do Corpo: 7 cabeças (Cânone de 7 cabeças)
Tragédia:
Tragos: Bode
Odé: Canto
Tragédia: canto do bode
Nos festivais de teatro o que fizesse a melhor encenação, ganhava um bode.
Encenação do suplício de heróis condenados a sofrer pelo seu erro. O herói falha por se deparar com uma situação irremediável.
Para Aristóteles esse é o objetivo maior da tragédia. O sofrimento permitia a purificação (catarse), o fortalecimento da alma.
-Principais escritores:
Ésquilo ¬> destino dos homens nas mãos dos deuses;
Sófocles ¬> deuses como solução, mas um maior poder humano;
Eurípedes ¬> poder concentrado no homem e seu dia a dia.
Comédia:
Com características mais leves, ridicularizadas, o governo voltado para a diversão e satisfação do público (com muita crítica).
Com o desenvolvimento da democracia , a comédia adquiriu liberdade de expressão, ridicularizavam o governo grego e usavam figurinos exagerados.
Forma Arquitetônica do Teatro:
Construídos ao ar livre, normalmente nas encostas das montanhas perto das cidades. O desnível facilitava a apreciação do espectador. Durante muito