BIO roteiro
Número: 04.
Turma: 2º ano F.
Professor: Vitor.
Tema 1: O surgimento das ciências sociais.
Pequena Análise a respeito do desenvolvimento da ciência ao longo do tempo.
- Séc XV: Mundo pré-moderno.
Rural.
Imóvel.
Religioso.
- Séc XVI: Renascimento.
Ciência Moderna surge.
Teocentrismo acaba com o ganho de força do secularismo.
- Séc XVIII- XIX
Contexto de Revolução Francesa e Revolução Industrial, que levam ao êxodo rural.
- A partir daí, mudanças bruscas passam a acontecer: surgimento do capitalismo e do mundo urbano e caótico, esse último passa a ser foco de análises.
Com o surgimento de um contexto urbano caótico, surge também a necessidade de estudando-o achar formas de solucionar problemas, ou pelo menos amenizá-los. Assim a sociologia vêm como a ciência que estudará esse caos e tentará solucioná-lo. Alguns pensadores clássicos, foram os primeiro estudiosos da sociologia, pode-se citar, os principais: Augusto Comte, Émile Durkhein, Karl Marx e Max Weber. O estudo aprofundado de cada um deles é importante para ver a evolução da sociologia e a forma como cada um deles trabalhou com ela.
Augusto Comte.
Era uma mistura de filósofo e sociólogo e foi o primeiro a utilizar o termo sociologia. Dizia que esta era uma ciência assim como a física, a química e a biologia, mas estava errado, afinal a sociologia era uma ciência humana que se diferencia muito das ciências exatas.
Criou em sua teoria a noção de “Física Social”, na qual a sociedade seria controlada por leis invariáveis, como as ciências exatas. Com a evolução da sociologia o positivismo surge, onde o conhecimento sociológico é feito através da observação, da comparação e da experimentação.
Depois de todas essas análises, Comte teve um foco como principal: A organização da sociedade se dava pelo organicismo/funcionalismo (onde a sociedade seria como um grande organismo vivo, onde cada um que vive ali tem sua função especifica e deve exercê-la