RESENHA Sociologia Durkhein
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
IFG – CAMPUS LUZIÂNIA
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Prof.(a): CAROLINE SOARES
RESENHISTA: Eliane Melo Alves da Rocha
Durkheim, Emile. Educação e Sociologia. Tradução de Stephania Matousek. Petrópolis - RJ, Vozes, 2011. (Col. Textos Fundantes de Educação)
CAP. 01 A EDUCAÇÃO, SUA NATUREZA E SEU PAPEL
CAP. 03 PEDAGOGIA E SOCIOLOGIA
Segundo o autor a palavra educação foi por várias vezes empregue num sentido muito amplo para designar-se em um conjunto de influências em que a natureza e ou outros homens podem exercer sobre um meio, ou seja, sobre a nossa inteligência ou vontade. A definição de educação, não deveria ser apenas o que está descrito nas leis que gerenciam a sociedade, na verdade há muitos fatores que deveriam ser levados em conta no processo de educação e diversificados, pois somos influenciados o tempo todo de diversas formas tais como: o conhecimento, as ideias, os costumes, as culturas e as tradições. Sendo assim podemos concluir que as formas de educação são passadas de geração para geração, não será possível dizer que ela terá o mesmo efeito, pois cada vez que conteúdo ministrado em sala de aula terá seu método de ensino sempre modificado em cada aplicação e de diferentes formas, então cada geração irar absorver estes conteúdos de maneira individual.
Não podemos e não devemos dedicar-nos o tempo todo ao mesmo modelo de vida, pois cada um tem suas próprias aptidões e funções diferentes a se desempenhar. Entretanto a sociedade não vive apenas de homens passantes, ela necessita de homens pensantes, que são necessários para que a sociedade venha a crescer e funcionar perfeitamente isto não que dizer que a população dever ser vazia de conhecimentos, mais que cada uma deveria exercer uma função na sociedade na qual se vive esta que tem suma importância na vida de todos. Um exemplo que podemos citar seria o trabalho do gari que exige uma resistência física, mas, que sem ele não teríamos