Representações sociais
CURSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: METADADOS – SIN131
PROFESSOR: MARCOS ANTONIO TEDESCHI
ALUNA: LETICIA DURAU PINTO
DATA DE ENTREGA: 14/03/2014
Identificação da Obra:
MORIGI, Valdir José. TEORIA SOCIAL E COMUNICAÇÃO: REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E CONSTRUÇÃO DOS IMAGINÁRIOS
MIDIÁTICOS.
Resenha:
Valdir Morigi apresenta em seu artigo, as noções de representações sociais a partir da Sociologia de Durkhein e a sequência que seguem a partir da Psicologia
Social desenvolvida por Moscovi. Afirma que a origem das representações sociais decorre da Sociologia e que a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Moscovi está diretamente ligada à Psicologia Social.
Como marco das representações sociais, Morigi destaca a passagem do modo de produção feudal para o capitalista, junto com os problemas que surgiram devido a mudança das sociedades agrárias para sociedades industriais e urbanas, essas mudanças desencadearem diferentes repercussões no plano econômico, político, social e cultural na sociedade ocidental.
Remetendo a teoria das representações sociais, Morigi discorre que os meios de comunicação já não passam por meros veículos de transmissão de mensagens e conteúdos, e sim além de veicularem informações aos cidadãos, também são responsáveis pela produção dos sentidos que circulam na sociedade. As representações coletivas também são abordadas no artigo, nas ciências sociais a ideia de representação social parte do conceito de representações coletivas, a qual Emile Durkhein definiu como forma de conhecimento, do senso comum ao pensamento científico, ou seja, são formas de pensamento que a sociedade elabora para expressar sua realidade.
O autor também destaca o processo de midiatização, o qual representa a instância das relações sociais, criando novos valores, novas formas de interação que constituem as práticas sociais, culturais e as formas de exercícios do poder. A
comunicação