18 Brumário Resenha
Curso de Historia e Filosofia
Leonardo Lima
Marcus Mazzini
5º semestre – Historia/Filosofia
O Conceito de Luta de Classes em O 18 Brumário de Luis Bonaparte
Piracicaba
2014
Resumo:
Visando a elucidação teórica do conceito de luta de classes, este presente artigo tem por objetivo evidenciar as veredas pelas quais Marx traçou e aplicou tal conceito em sua obra O 18 Brumário de Luis Bonaparte.
O Conceito de Luta de Classes em O 18 Brumário de Luis Bonaparte
Em 1848, quatro anos antes de publicar O 18 Brumário de Luís Bonaparte, Marx escrevera em companhia de seu camarada Engels, o Manifesto do Partido Comunista, um panfleto encomendado pela Liga Comunista. Tal panfleto, redigido pelos companheiros Marx e Angels, tornara-se um manifesto. De caráter expositivo e informativo tinha, a priori, o objetivo de sintetizar os conceitos da Liga, porém fora muito além. Nele, ambos delineiam suas constatações teóricas a respeito da dinâmica da história e realizam uma interpretação das grandes transformações perpetradas pela burguesia. Já em 1852, Marx publica O 18 Brumário de Luís Bonaparte, onde também estão presentes os conceitos explorados no Manifesto do Partido Comunista, porém interpretando eventos recentemente ocorridos, a partir de conceitos em processo de lapidação, isto é, ainda em formulação.
O evento explorado foi o golpe de estado que possibilitou a tomada de poder por parte de Carlos Luís Napoleão Bonaparte, sobrinho de Napoleão Bonarte. No golpe de 1851, três anos após ser eleito presidente, Napoleão III implantou sua ditadura. A data escolhida para o golpe, 2 de dezembro de 1851, corresponde ao aniversário de 47 anos da coroação de seu tio, Napoleão Bonaparte, como imperador da França. Tal evento suscitou sua constatação:
“Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de