Representações sociais
O que é?
“Um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, aos mitos e sistemas de crença das sociedades tradicionais; podem também ser vistas como a versão contemporânea do senso comum.” (Moscovici, 1981, p.181)
"Formas pelos quais o senso comum expressa seu pensamento" (Jodelet, 1993) (slide)
Uma Representação Social é constituída de um conjunto de informações, crenças, opiniões e de atitudes a propósito de um dado objeto social. É a forma com a qual o “outro” (um determinado grupo) é enxergado pela sociedade. É a imagem formada desse determinado grupo pelo senso comum(entende-se por senso comum as pessoas de dentro ou fora do grupo), forma como se representa para o exterior. Caracteríticas gerais: tornar o não-familiar em familiar, forma de expressar o senso comum. (fazer com que seja fácil assimilar as pessoas a determinado grupo, essa assimilação é feita através dos conhecimentos culturais expressos no senso comum)
Permitem a comunicação e relação entre os indivíduos (comunicação e relação no sentido de fazer com que os indivíduos se identifiquem uns aos outros. Identificações estas que só pode ser feita através da boa comunicação e compreensão do grupo)
Guiam a ação social (indivíduos de determinado grupo e vão agir de tal forma e influenciar o social de tal maneira por pertencerem ao grupo)
Servem para justificar posições, decisões e condutas (entendemos como complemento da ultima, justificam a ação de um individuo, ou seja, ele toma tal decisão porque o grupo em que ele está inserido prega tal tipo de coisa)
A representação social apresenta uma característica específica, a de ser organizada em torno de um núcleo central, constituindo-se em um ou mais elementos, que dão significados a representação.