Respotas Caso ENRON

814 palavras 4 páginas
1- Em que constitui o caso ENRON?
Foi um surto de “exuberância irracional” provocado pela alta das ações das empresas de alta tecnologia integrantes da Nova Economia, porém teve um combustível adicional proporcionado pela desregulamentação dos mercados de gás e energia, ocorrida no biênio 1999/2000.

2- Que praticas foram adotadas para aumenta o resultado da empresa?
Com uma forte demanda pelas ações das empresas de alta tecnologia, crescimentos exponenciais nos preços das ações, algumas valorizadas em até 600 vezes o lucro de um único ano, disseminação de práticas contábeis criativas, e, em alguns casos, episódios de complacência dos auditores externos. . A conscientização de que os ciclos curtos de tecnologia e de produtos, a desregulamentação contínua e a concorrência global cada vez mais intensa exigiam aportes significativos de investimentos de capital. Tecnicamente, a Enron utilizou empresas coligadas e controladas para inflar seu resultado, uma prática comum nas empresas. Através de SPE´s (Special Purpose Entities), a empresa transferia passivos, camuflava despesas, alavancava empréstimos, leasings, securitizações e montava arriscadas operações com derivativos. Existem duas maneiras de contabilizar participações em outras empresas nas demonstrações contábeis. A primeira é contabilizar esta participação como um investimento no ativo. A segunda é através da consolidação, onde os ativos e passivos da coligada/ controlada são somados aos da controladora.
3- Como você caracteriza o comportamento da Diretoria?
Acima da competência dos diretores, prevaleceu a falta de transparência e ética por parte dos diretores onde venderam por partes das ações sem comunicar e recomendar a compra de ações.

4- Quais principais mentores da ENRON?
Diretoria da empresa, Kenneth Lay – Fundador e CEO durante muitos anos e CEO e Chairman ao fim de 2001; Jeffrey Skilling – CEO no início de 2001, MBA da Harvard Business School e ex-consultor da McKinsey & Co.; Andrew Fastow

Relacionados

  • sdAWGTJ
    36811 palavras | 148 páginas