Resumo Indicativo Ou Descritivo
Com o avanço da tecnologia, e cada vez maior necessidade de velocidade de acesso aos dados e informações nas empresas, atualmente vem crescendo o uso da tecnologia chamada cloud computing (computação em nuvem), que consiste em colocar dados e softwares na rede e até se utilizar dos hardwares da mesma, sem que seja preciso investir em uma ampla infraestrutura de TI localmente na empresa.
Apesar das inúmeras vantagens que a computação em nuvem oferece, essa tecnologia ainda é vista como pouco confiável em relação a segurança, pois as empresas que prestam esse serviço detêm toda as informações de seus clientes.
Portanto, o contratante deve analisar se ele terá segurança de suas informações, antes de contratar esse tipo de serviço.
A segurança da informação nada mais é do que garantir a integridade e proteção das informações de uma empresa. Para uma grande organização, suas informações podem valer muito mais que dinheiro, por isso essa informação deve estar bem protegida para que nenhuma pessoa com más intenções possa ter o acesso, para que de alguma forma, possa prejudicar a empresa.
A prestadora de serviço em computação em nuvem, deve garantir Disponibilidade,
Autenticidade, Integridade e Confidencialidade a seu cliente, ou seja, garantir que as informações que estiverem sob sua posse não sofrerão nenhuma alteração, permanecerão sempre as mesmas, e que apenas pessoas autorizadas tenham acesso as informações salvas no servidor a qualquer momento. Também deve garantir o Não Repúdio é o que irá garantir que ninguém negue aquela informação, sempre tendo o autor aqueles dados.
No processo de migração para uma nuvem, não é necessária a compra de novos equipamentos, o que diminui muito os custos com essa nova tecnologia. Outra vantagem é o acesso fácil e rápido de qualquer lugar que estejam os empregados ou administradores que necessitem acessar alguma informação, desde que estes tenham uma conexão à internet. Entretanto, em caso de