Resenha marx e durkhein
Este trabalho trata de mostrar uma comparação da divisão social do trabalho entre as idéias dos autores
Emile Durkheim e Karl Marx, e suas relações. Mostrando como define o objeto de estudo de cada teoria, bem como o estabelecimento do método para seu estudo, apresentando as principais idéias defendidas pelas mesmas.
Durkheim assinala a sociedade à natureza, isto é, pode ser estudada pelos mesmos métodos empregados pelas ciências da natureza. Seu objeto de estudo – fato social – é entendido como coisa, objeto, exteriorizados, podendo ser medidos, observados e analisados independente do pensamento e vontade de cada individuo.
Marx compreende a sociedade como relações sociais de produção, sendo, portanto, dinâmica regida pelas leis históricas. A teoria desenvolvida por Marx é abrangente e universal, pois procura explicar toda e qualquer forma de produção humana, através de seu método o materialismo histórico.
Finalmente analisa os valores presentes ou imbutidos no decorrer de cada período descrito, e como estes interferem na vida dos indivíduos.
1. Comparação da divisão social do trabalho entre os autores Emile Durkheim e Karl Marx:
Para melhor compreensão do conteúdo deste trabalho faz-se necessário em primeiro momento uma breve definição de divisão social do trabalho, como afirma COSTA (1997): "Entende-se por divisão social do trabalho a organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos".
Para Durkheim a sociologia tinha a finalidade não só de explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social, pois, a sociedade, como todo organismo social, apresenta estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios. Considera que um fato social seja normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou evolução. Segundo Durkheim, a sociologia tinha que adquirir um cunho