Primeiros teóricos da sociologia
RESENHA
GIDDENS, Anthony. Sociologia. O que é Sociologia? tradução Sandra Regina Netz. 4ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Aluno: Bruno Nascimento Morais – 1221010181
Direito – 1º Semestre - Matutino Turma: CJUD1A
O cenário em que os primeiros teóricos da sociologia surgem foi marcado pelas duas grandes revoluções – a Revolução Francesa (1789) e a Revolução industrial (séc. XVIII). Os efeitos desses eventos foram capazes de redirecionar a sociedade, de mudar o pensamento e o modo de ida das pessoas. Ideias e valores como os de liberdade e igualdade começaram a acender no pensamento da época; por outro lado, o homem vivia mudanças materiais no mundo concreto como inovações tecnológicas, maquinas a vapor o que era bem diferente do que já tinha sido vivido pela humanidade.
Dessa forma, surgem, nesse cenário, pessoas interessadas em compreender os acontecimentos que circundavam as grandes revoluções. Esses primeiros teóricos basicamente indagavam o que era a natureza humana, por que a sociedade era estruturada da forma que era e por que a sociedade se alterava. Os nomes que surgem são: Auguste Comte, Émile Durkhein, Karl Marx, Max Weber.
Comte (1798-1857) foi o inventor da terminologia sociologia. Seus estudos visavam à criação de uma ciência da sociedade que pudesse elucidar as leis do mundo social assim como a ciência da natureza explicava o funcionar do mundo físico. Entendendo tais leis, Comte acreditava que seria possível ter um controle maior sobre o destino da humanidade com vistas ao bem estar comum de todos. No entanto, a sociedade se mostrou historicamente muito mais mutável quanto aos seus fenômenos em comparação com os fenômenos naturais (leis naturais), sendo assim concordo que sua teoria que busca entender a relação