Um toque de classicos
UM TOQUE DE CLÁSSICOS: MARX, DURKHEIM e WEBER
INTRODUÇÃO
Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim e Weber
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, MárciaGardênia
Monteiro de. Um Toque de Clássicos Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora
UFMG, 2003.
Introdução aos Clássicos: Sociologia
A Revolução Francesaseguida pela Revolução Industrial na Europa iniciam uma mudança no capitalismo comercial (mercantilismo) para o capitalismo industrial, que enfraquece a aristocracia campesina e dando início aoproletariado.
As cidades cresceram de forma desordenada, sem condições de higiene, saúde e moradia atingindo os mais pobres pelo alcoolismo e todas as formas de violência.
A expectativa de vida era muitobaixa, pois os operários trabalhavam em turnos de até 18 horas, mulheres e crianças também trabalhavam os mesmos turnos com salários muito inferiores aos dos homens.
Após muitas rebeliões e revoltasdos assalariados algumas regras mudaram, os turnos foram melhorados e crianças trabalhariam menos.
Muitas mudanças aconteceram na própria estrutura da sociedade como o reconhecimento da infância, aestrutura familiar, a percepção de tempo, não se baseia mais pela natureza e sim pelos horários, os casamentos por amor.
Em meio a todas essas transformações e mudanças começa-se a tentar entender asociedade, um meio de entender esse caos.
A reforma protestante iniciada no séc. XVI foi importante para formar as primeiras teorias sociais modernas, colocando o indivíduo como responsável pelo seudestino.
O iluminismo (movimento de idéias), que acreditava que por meio da razão os seres humanos iriam progredir, surge com impacto decisivo na Formação da Sociologia.
O texto "Um Toque de Clássicos", trata das mudanças decorrentes da industrialização, bem como dos antecedentes intelectuais da sociologia.
Com a revolução industrial, se consolida o modelo capitalista e a modernização da agricultura, surgindo assim, o protelaria