centrifugação
Fracionamento Subcelular
O fracionamento subcelular consiste na separação, por centrifugação, das estruturas sub-celulares, após rompimento das células.
O fracionamento subcelular é muito importante para o estudo da química celular, sendo a técnica utilizada para a separação e purificação dos componentes celulares e subcelulares. Os métodos de fracionamento celular realizam a destruição dos limites da célula por diferentes métodos mecânicos ou químicos através da centrifugação de homogeneizados. O objetivo principal do fracionamento subcelular é que ocorra a ruptura da
Membrana
Plasmática e que não ocorra à destruição das organelas celulares.
Algumas organelas celulares possuem a característica de permanecerem intactas e outras à de se fragmentarem após estes processos.
As células podem ser rompidas de várias maneiras, sendo a técnica mais comum, o emprego de um pilão plástico rotativo dentro de um tubo. O espaço entre o pilão e a parede do tubo deve ser suficiente para romper as células provocando um mínimo de danos nos organitos. Os fragmentos de retículo endoplasmático unem-se e formam vesículas isoláveis, os microssomas. Utilizando porções de tecido ou células em cultura, obtém-se uma suspensão homogeneizada. É essa suspensão que será sujeita a centrifugação.
Fracionamento por centrifugação diferencial
O comportamento de uma partícula num campo de centrifugação depende essencialmente do seu peso e da resistência que encontra no meio de suspensão . Assim sendo, tamanho, densidade e forma influenciam o comportamento de uma partícula num campo de centrifugação. O método mais amplamente utilizado para separar organitos celulares, é a centrifugação diferencial. Baseia-se nas diferenças de velocidade com que as partículas sedimentam no fundo de um tubo de centrifugação. Sujeitas a uma determinada força de centrifugação, as estruturas relativamente grandes, densas e pesadas, sedimentam mais