Centrifugação
Índice
Objetivo deste trabalho
Introdução aos conceitos básicos da centrifugação
Usos na Industria, e seus princípios básicos
Usos no Laboratório, e seus princípios básicos
Usos domésticos, e seus princípios básicos
Curiosidades
Objetivo
O objetivo deste trabalho é dar a entender alguns conceitos básicos sobre a centrifugação e a sua importância nas diversas áreas.
Introdução
A centrifugação é um processo de separação em que uma amostra fluida é submetida a um aparelho centrifugador ou centrífuga a fim de se promover a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos imiscíveis de diferentes densidades. Pode-se acrescentar que a centrífuga consiste num cesto no qual roda a alta velocidade “a tal” amostra fluida. Esta consiste numa amostra de sólido-líquido ou amostra de líquido-líquido. O processo da centrífuga é utilizado em diferentes áreas como por exemplo: laboratoriais, industriais e domésticas.
É importante perceber que a maioria das explicações para o funcionamento das centrífugas figure em função da por muitos conhecida força centrífuga. Contudo é mais surpreendente perceber que tal explicação fundamenta-se em uma grandeza física sem realidade física, contudo: a chamada força centrífuga é uma pseudo força ou força inercial, e por tal é fictícia, não existindo como força real, ou seja, como expressão da interação entre dois elementos físicos.
A compreensão do princípio de funcionamento das centrífugas passa antes portanto pela compreensão do que se denomina força inercial centrífuga e pela compreensão da não existência real de tal "força centrífuga".
A centrifugação é uma técnica fundamental usada em diversos ramos da Química, Biologia e Bioquímica para a separação de amostras. Em geral, estas são introduzidas em tubos de diferentes tamanhos, que são dispostos num motor de centrífuga.
Usos na Industria, e seus princípios básicos
A centrifugação é de extrema