Centrifugação
T.L.Q.
Colégio dos Órfãos do Porto
INTRODUÇÃO
Na elaboração deste trabalho existe o objectivo de praticar a realização de algumas operações unitárias que envolvem a transferência de momento linear
(filtração e centrifugação), para melhor conhecer as suas características.
A partir desta questão, conciliando a teoria e a prática, desenvolve-se o presente estudo, que consiste em praticar estas duas técnicas, sendo que, no caso da filtração se estuda ainda condições que possam variar a velocidade deste processo. Consequentemente, esta prática no laboratório envolve a familiarização com o material de laboratório necessário.
Faz-se então, em primeiro lugar, a abordagem teórica sobre estas duas operações unitárias (filtração e centrifugação). De salientar que a abordagem não é muito profunda devido a já ter sido realizado um relatório onde se caracterizava em pormenor estas duas técnicas. De seguida faz-se o relato das várias experiências: primeiro a dobragem do papel de filtro, depois a influência da execução de uma decantação antes de uma filtração, em seguida a influência do comprimento da haste do funil no tempo da filtração, e por último a separação da fase sólida numa suspensão usando a centrífuga.
No fim trata-se os resultados obtidos, descrevendo-os e analisando-os, e realiza-se a conclusão do trabalho.
2
Filtração e Decantação
T.L.Q.
Colégio dos Órfãos do Porto
OPERAÇÕES UNITÁRIAS QUE ENVOLVEM
TRANSFERÊNCIA DE MOMENTO LINEAR
De dentro das operações unitárias existem subgrupos onde um destes engloba as operações unitárias que envolvem a transferência de momento linear. Neste trabalho destacam-se duas operações (filtração e decantação):
! FILTRAÇÃO
Filtração é uma técnica que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluida (liquida ou gasosa), passando esta última através de um meio permeável e poroso.
Ao meio poroso e permeável chama-se filtro e retém o resíduo sólido. O