Evolução Histórica do Turismo em Paraty
Evolução histórica do turismo em Paraty
Milena Santana Ghiotto da Silva
RESUMO
Este texto tem como objetivo apresentar Paraty, cidade de grande importância histórica no Brasil, conhecer a evolução histórica do turismo na cidade e como isso refletiu na comunidade local e no Rio de Janeiro. Conheceremos a importância que Paraty teve durante o Ciclo do Ouro e qual legado essa época deixou para a cidade.Veremos também, de quais recursos a cidade dispõe para manter sua atividade turística, sua estrutura física, meios de hospedagem, atrativos turísticos, gastronomia e o perfil do turista que visita Paraty.
Palavras-chave: Evolução histórica, turismo, Paraty.
INTRODUÇÃO
Paraty é uma cidade histórica situada numa região chamada Costa Verde, que fica a 248km ao Sul do Rio de Janeiro.
Durante o período colonial brasileiro foi um importante porto exportador de ouro do Brasil, de onde embarcava o ouro e pedras preciosas que vinham de Minas Gerais para Portugal. Isso fazia com que a cidade fosse economicamente estável. Porém, devido a assaltos cometidos por piratas aos barcos carregados de ouro, a rota do ouro foi modificada levando a cidade a um grande isolamento.
Após a abertura da estrada Paraty-Cunha e construção da estrada Rio-Santos na década de 70 Paraty tornou-se uma cidade turística.
Considerada Patrimônio Histórico, Paraty preserva sua arquitetura colonial e seus encantos naturais que atraem turistas do Brasil e do mundo.
Paraty é um destino turístico reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural, com seu casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que integram a magia da Mata Atlântica.
Neste cenário, viveram e ainda vivem interessantes personagens da história brasileira. Tais atributos demonstram o potencial de Paraty para se projetar como um destino de Turismo