ANÁLISE INTERNA
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro da organização e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.
A análise interna tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa deverão ser determinados diante da sua atual posição produto-mercado. Essa análise deve tomar como perspectiva para comparação as outras empresas do seu setor de atuação, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais.
Para o estabelecimento dos pontos fortes, fracos e neutros da companhia, o executivo deverá analisar uma série de aspectos importantes do ambiente interno, tais como:
· Aspectos organizacionais: rede de comunicação; estrutura da organização; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos; política, procedimentos e regras e habilidades da equipe administrativa.
· Aspectos do pessoal: relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
· Aspectos de marketing: segmentação do mercado; estratégia do produto, preço, promoção e distribuição.
· Aspectos de produção: Layout das instalações da fábrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisição de matéria-prima; controle de estoques e uso de subcontratação.
· Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades e oportunidades de investimentos.
Existem diferentes técnicas disponíveis para ajudar a administração a realizar uma análise efetiva e eficiente do ambiente. Abaixo estão citadas algumas dessas técnicas:
Aspectos organizacionais:
A companhia delega autoridade de forma apropriada?
A estrutura organizacional da companhia é apropriada?
As tarefas e metas de desempenho estão claramente entendidas pelos trabalhadores?
Aspectos de pessoal:
Os programas de treinamento