cdOnlineTrabalhoVisualizarResumo
Faculdade de Tecnologia de Americana, SP
1.Objetivos
Este trabalho objetivou estudar o processo da transformação da cana-de-açúcar em etanol e o reaproveitamento do seu bagaço, visando mostrar que sua correta reutilização pode ser uma boa fonte de crédito, e em consequência minimizar os impactos causados ao meio ambiente pelo seu descarte indevido.
2.Métodos/Procedimentos
Para a realização deste estudo foi preciso levantar referências bibliográficas sobre
Logística e Logística Reversa, com a finalidade de esclarecer suas variadas funções; também realizamos um estudo teórico sobre a transformação da cana-de-açúcar em etanol, visando um melhor entendimento sobre o processo, a fim de mostrar como pode ocorrer a reutilização do seu bagaço.
3.Resultados
A alta produtividade atual alcançada dentro do mercado sucroalcooleiro, traz consigo enormes quantidades de resíduos sólidos na forma de bagaço. É nesse momento que a logística reversa se faz presente e começa agir.
ocorre, no momento em que o bagaço é reaproveitado para a geração de energia, sendo queimado nas caldeiras e até mesmo usado como fertilizante em próximas safras.
Isto acontece na própria empresa geradora ou por deslocamento para cooperativas do sistema produtivo. Segundo a ANEEL (Agência
Nacional de Energia Elétrica), ao fim do primeiro semestre de 2012, a biomassa residual da cana era capaz de gerar cerca de
4.869 MW no país, representando algo em torno de 4,7% do total gerado no parque hídrico nacional [2]. A preocupação da LR é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra empresa como insumo. . A LR é a área responsável pelo fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc. [1].
4.Conclusões
Foi possível descrever que o bagaço da canade-açúcar tem potencial