Relatório Ensaio do cavaco
Ensaio de Formação de Cavaco
Ensaio de Esforços de Corte
MODALIDADE: Processos de Produção TURNO: Noite
ALUNO: Cássio Ribeiro Toloczko Nº: 10104564
PROFESSOR: Vladimir Ferrari
Objetivo:
Este ensaio tem como objetivo observar o desgaste da ferramenta, os esforços de corte, o calor gerado pelo processo, enfim o cavaco resultante da usinagem. Concluir que há diferentes tipos e formas de cavaco para cada rotação e avanço da máquina e os esforços envolvidos.
Material utilizado:
Barra de aço SAE-1045
Equipamentos utilizados:
Torno Universal Paralelo Nardini
Placa de quatro castanhas
Contra - ponto
Para esta usinagem utilizamos a ferramenta da Iscar PQLNR - 2525M-12 e com raio de ponta de 0,8 mm e com χr alterado do manual do fabricante por causa do suporte tendo assim um χr =95˚.
Desenvolvimento:
Utilizamos o torno universal paralelo com um dispositivo de fixação de três castanhas para segurar a barra de aço ABNT 1045 que tinha um Ø de 45mm, posteriormente a usinagem ficando com Ø42,5mm.
Fixamos a rotação em 475 RPM nesta primeira fase do ensaio juntamente com velocidade de corte também fixa em 63,4 m/min., variando assim o avanço que ficou na faixa de 0,042 a 0,435 mm/volta.
Durante a usinagem foram coletadas 20 amostras de cavacos e estas foram colocadas na mesa para posterior análise e medição de sua espessura, mas foram escolhidas apenas 10 para ter a medição e conter no relatório.
Posteriormente fixamos o avanço em 0,125 mm/volta e no mesmo método de ensaio foi variado a Vc entre 10,01 a 126,84 m/min.
E assim finalizamos a parte de coleta de cavacos e iniciamos as medições de espessuras dos mesmos que podem ser vistas na tabelas a seguir bem como os gráficos resultantes.
Após as medições das espessuras, discutimos as formas e tipos de cavacos representados na tabela abaixo:
Leitura n =
[rpm]
f =
[mm/volta]
Tipo de