Tijolos Ecológicos
Muitos são os temas atuais relacionados à preservação do meio ambiente. Um produto que está se destacando nesse quesito no universo da construção é o tijolo ecológico. Feito de argila, esse tijolo tem uma fabricação sustentável: é curado (processo de secagem da mistura) apenas com água e sombra, enquanto os modelos tradicionais utilizam a queima de lenhas (procedimento que depende do desmatamento de árvores e que emite gases poluentes na atmosfera).
Características: O tijolo ecológico tem um formato inovador auto-encaixável que permite um assentamento com pouco solo-massa natural e dispensa qualquer tipo de acabamento, além de rejuntamento com rejunte flexivel (votoran, quartzolit ou similar); furos para a hidráulica, elétrica e pilares; canaleta ecológica serve para verga, contra-verga e vigueta; meio tijolo para as laterais das portas e janelas.
Composição: Os tijolos Ecológicos têm como mistura base o solo e o cimento, dependendo do tipo de solo podem ser acrescentados alguns outros tipos de aditivos para a correção do traço e atendimento as normas técnicas da ABNT.
Qualidade: Atinge uma resistência aproximada de 3 mpa (tijolo vermelho-claro) à 5mpa (tijolo cinza-areia) , sendo até 6 vezes mais forte que o tijolo cerâmico de 6 e 8 furos. São fabricados em prensas hidráulicas e automáticas e curados em tanques de água e secos a sombra o que garante um produto de alta qualidade com características físicas que superam as normas da ABNT.
Vantagens do uso do Tijolo Ecológico
Mesmo custando mais do que os tijolos convencionais, o tijolo ecológico trás muitos benefícios a quem o escolhe. Há uma redução na metade do tempo da obra e o custo final pode ser reduzindo em cerca de 20%, considerando que economiza na fundação e estrutura, pois a construção é mais leve; apesar de aceitar aplicação de roboco, pintura, gesso, grafiato, etc., não são necessários acabamentos. O assentamento de azulejos é feito diretamente sobre os tijolos, é indicado uso