tijolo ecologico
O tijolo ecológico foi aprimorado no Brasil pelo professor Francisco Casanova, a fim de atender a população de renda mais baixa. O que mais chamou a atenção foi a praticidade e economia apresentada pelo produto, economizando até 50% no valor da obra e 33% no tempo de construção, assim reduzindo também o preço da mão de obra. Em respeito ao meio ambiente o tijolo ecológico não necessita de ser colocado ao forno, sua cura é feita na temperatura ambiente isento de sol e vento.
Podemos citar também a grande importância social e os benefícios gerados através da integração e difusão da tecnologia, trazendo para a realidade o sonho de ter um lar e consequentemente gerando renda às famílias de baixa renda.
O aumento da produção mundial vem causando inúmeros impactos negativos no nosso meio ambiente e os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Para garantir a sustentabilidade, a necessidade das empresas inovarem em seus produtos e processos para minimizar esses impactos se torna importante e iminente.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das inovações, buscando alternativas para o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição, por meio de sua incorporação em novos materiais, verificando a viabilidade da fabricação de tijolos de solo cimento produzidos com adição de resíduos da construção civil, possibilitando um novo destino para os rejeitos de construção, preservando o meio ambiente e diminuindo os problemas causados pelo possível despejo deste material no meio ambiente.
2. ORIGEM DO TIJOLO ECOLÓGICO – UM POUCO DE HISTÓRIA
Muitos pensam que as vantagens de se construir com tijolos ecológicos são unicamente o apelo sustentável que este produto carrega, a começar pelo nome pelo qual é conhecido. Entretanto, o nome que devemos considerar quando trata-se deste material para fins de conhecimento e engenharia são : Tijolo de Solo-Cimento. Também chamado de BTC (Bloco de Terra Comprimida) ou ainda Tijolo Modular.
As