Tijolo ecológico
Como fazer:
1-Primeiro é necessário fazer o teste de solo para o tijolo ecológico.
Deve-se secar uma pequena quantidade do solo (peneirado) que será testado. Pode-se fazer isso com uma pequena panela, não sendo necessários mais do que duzentos gramas de solo para o teste.
Se seu solo já estiver bem seco, esta etapa torna-se desnecessária.
2-Após secar o solo, você pode verificar isso a partir do momento em que não solta mais fumaça na panela, espere esfriar e ponha-o em uma balança digital e retire cem gramas. Reserve. É importante observar que se seca o solo, para fazer o teste, porque se pesar ele molhado ou úmido não irá ter uma leitura precisa do teor de areia e de argila que têm no solo.
3-Antes de colocar a terra na baçança, verifique se a mesma está medindo em gramas.
Após ter as cem gramas na vasilha, você irá observar que a balança medirá cerca de cento e quarenta e cinco gramas, sendo as quarenta e cinco gramas o peso da própria vasilha.
Então, para ter cálculos precisos, não se esqueça de antes pesar a vasilha vazia.
4-Pegue uma peneira, malha duzentos, de laboratório, que é uma peneira específica para este tipo de teste. Você irá utilizar esta peneira para separar a argila da areia. A argila, diluída em água, passará pela peneira, enquanto que a areia ficará grudada na peneira.
Então, pode começar o processo peneirando um pouco com as mãos, e a seguir esguiche água na peneira, para remover assim toda a argila e deixar somente a areia (você vai observar que removeu a argila toda quando a água passar cristalina da peneira para a pia).
Após isso, você vai secar a areia, como está descrito na primeira etapa, e depois vai pesá-la para ver o quanto de areia tinha nesses cem gramas de solo. A partir daí você poderá calcular o valor da argila existente, extraindo numericamente dos cem do solo a quantidade x de areia que tinha.
5-No teste de solo, o ideal é que se tenha a porcentagem de cinqüenta ou até setenta por