TIJOLOS ECOLOGICOS
Hoje, muitas são as tecnologias voltadas para o desenvolvimento de produtos, bens e serviços verdadeiramente ecoeficientes. Ao passo que é cada vez maior a demanda da sociedade por produtos ecologicamente corretos, cuja procedência seja comprovada e cuja produção acarrete menos impactos ambientais possíveis.
Esses produtos ecologicamente corretos e verdadeiramente eficientes encontram cada vez mais mercado em muitas áreas e segmentos onde os impactos ambientais estão entre os maiores em toda a cadeia produtiva, como é o caso da construção civil.
Você, com toda a certeza, já ouviu falar em “tijolo ecológico”, não é mesmo? Esse produto é hoje uma bela alternativa “verde” à utilização dos tijolos tradicionais.
Isso porque, tanto em sua composição quanto em seu processo produtivo, o tijolo ecológico (também chamado de tijolo modular) diferencia-se dos tijolos tradicionais em muitos quesitos.
Na composição, por envolver uma mistura de materiais como cimento, água e solo.
E, em seu processo produtivo, por ser esse de modo mecânico ou manual, onde o tijolo ecológico recebe até 6 toneladas de pressão, obtendo, assim, forte ligação do grão, fazendo com que o processo de queima do forno, amplamente utilizado na fabricação de tijolos tradicionais (além de bastante poluente), desnecessário.
Atualmente, são 3 os tipos de tijolos ecológicos:
tijolo inteiro; tijolo meia; tijolo canal.
Vantagens do tijolo ecológico:
Seu modelo de produção é por meio da prensa hidráulica ou eco-manual, onde a pressão exercida é de 6 toneladas, tornado-o regular, com faces lisas e que proporcionam um encaixe perfeito, viabilizando assim uma maior precisão também no cálculo de tijolos necessários na obra;
A utilização dos tijolos ecológicos evita a necessidade do uso de materiais como arame, madeira, pregos e folhas de parede pronta para a instalação da rede elétrica, hidráulica etc; Possui isolamento acústico e térmico, o que