Tijolo ecológico
Tijolo Ecológico
EKOBUILD, UMA DAS PRIMEIRAS FÁBRICAS DE TIJOLOS ECOLÓGICOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
Na composição do tijolo, entram 90% de terra — tirada de uma reserva legalizada e que segue padrões químicos e físicos definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) — e 10% de cimento. Colocados na forma, eles são prensados e os tijolos saem praticamente prontos, necessitando apenas de um processo de secagem, já que no momento da preparação da mistura do solo com o cimento é utilizada uma parte de água.
Além de ser menos agressivo, por não necessitar do processo de queima, o tijolo ecológico também gera menos desperdício. A obra é ainda mais barata e usa menos de outros materiais, como madeiras. Isso porque a parede construída dispensa a necessidade de quebra para a instalação de encanamentos e fiações.
Os
tijolos possuem furos por onde passarão também os ferros para a estruturação. Como eles permitem o encaixe e são todos do mesmo tamanho, também não é necessário usar massa entre um e outro. Basta que haja um revestimento. Por ser bastante uniforme, também requer reboco com espessura menor, ou o dispensa, principalmente se a ideia for fazer uma parede com tijolos à vista. Com essas facilidades, a obra fica mais rápida.
O TIJOLO ECOLÓGICO é feito a partir da mistura de solo, cimento e água, essa mistura é prensada com uma pressão de 8 toneladas, com a finalidade de dar maior resistência e qualidade ao produto final.
OS TIJOLOS ECOLÓGICOS EKOBUILD SÃO ENCONTRADOS EM 3 FORMATOS:
Tijolo Inteiro: 25x12,5x6,25 Tijolo Canaleta: 25x12,5x6,25 Meio Tijolo: 12,5x12,5x6,25 Podem ser aplicados em obras de pequeno, médio e grande portes
VANTAGENS AMBIENTAIS:
Seu processo de produção dispensa a queima, portanto: - Não contribui com o desmatamento; - Não emite CO2 ao meio ambiente.
VANTAGENS CONSTRUTIVAS:
Obra limpa
Melhor
aproveitamento dos