HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Glauber Barbosa Castro Filho
Fortaleza – CE
Março, 2013
1ª FASE: ÊNFASE NAS TAREFAS
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor entre os séculos XIX e XX, que se baseia na aplicação do método científico na administração com a ideia de garantir os melhores custos e benefícios aos sistemas produtivos. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais. Taylor publicou em 1903 seu primeiro livro chamado “ Shop Management ”, e nesse livro ele procurou dizer algumas coisas, como:
- O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
- Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações fabris.
- Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.
- Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou