Resumo Bilbao
Bilbao é um município e cidade da comunidade autonoma do País Basco, na Espanha. A conubação (unificação urbana de duas ou mais cidades por conta do crescimento geográfico) onde está localizada se estende ao longo da ria de Bilbao (desembocadura do rio que dá origem ao rio Nervión e ao rio Ibaizabal), e do rio Nervión.
O núcleo urbano é rodeado por duas cadeias de montanhas, e os principais municípios limítrofes são Sondica (Norte), Zamudio (Nordeste), Echévarri (Leste), Basauri (Sudeste), Arrigorriaga (Sul), Alonsótegui (Sudoeste), Baracaldo (Oeste) e Erandio (Noroeste), sempre foi um centro comercial importante devido à sua atividade portuária. Ao longo dos séculos XIX e XX ocorreu forte industrialização com o início da exploração metalúrgica que a transformou na região mais industrializada da Espanha, esse desenvolvimento foi acompanhado por uma explosão demográfica e urbanística.
Após este período a cidade vem perdendo seu caráter industrial , para se tornar uma cidade de serviços que se encontra em um processo de revitalização estética, social e enconomica.
HISTÓRIA
Bilbao foi uma das primeiras vilas do País Basco que nasceram do grande impulso do século XIV onde 70% das vilas desta região foram formadas. D. Diego Lopez de Haro fundou a Vila Bilbao mediante uma carta fundacional assinada pelo rei Fernando IV de Catela, e uma segunda carta consolidou ainda mais o poder comercial da vila na Idade Média.
Na idade moderna após a aprovação da instituição dos direitos trabalhistas e um forte crise econômica na Espanha houve a divisão entre mercadores e proprietários rurais, com interesses opostos, que culminou em tentativas de incendio e fortes repressões.
Na idade contemporânea após ser tomada pelos franceses teve a possibilidade de ser uma área anexada totalmente à França. Bilbao foi um dos principais palcos da Primeira Guerra Carlista (na Espanha com os partidários absolutistas de Carlos María Isidoro de Bobón, os carlistas; e os partidários