Historia do Pensamento Geográfico
Coordenadora: Prof.ª Dra Inês Aguiar de Freitas
Atividade de Avaliação à Distância 1 (AD1)
Aluno: Paula Renata La Rosa
Responda as questões a seguir, de maneira clara e objetiva. Cada questão vale 1,5 (um ponto e meio), totalizando 9 pontos. Lembrando que a simples participação no fórum de apresentação valia 1 ponto.
1. O que se entende por período pré-científico?
Como se caracterizava a “ciência geográfica” naquele período?
O período pré-científico se entende por ser a época onde os povos primitivos transmitiam seu conhecimento via oral e por desenhos. A ciência geografia se caracterizava ao conhecimento e a localização do espaço para sobrevivência que iniciou a confecção de mapas e com isso a cartografia.
2. Quais fatores contribuíram para que a Grécia desenvolvesse conhecimentos geográficos?
A Grécia estava situada numa posição privilegiada (sul da Europa, próximo a Ásia e África, ter sido o centro da sociedade escravista da época, ter recebido e ultrapassado a herança cultural dos fenícios (com o alfabeto e sua cultura comercial marítima), ser a principal referência do mundo desde o período histórico. O avanço do conhecimento ocorreu através do intercâmbio comercial entre os diversos povos da época. A base do conhecimento geográfico nesse período era de astronomia e geometria e seu pensamento geográfico estava baseado nas observações dos lugares visitados.
3. Quais as principais contribuições dos gregos para a geografia?
Anaximandro do Mileto: elaborou o primeiro mapa grego e realizou relatos de viagens.
Heródoto: teceu considerações sobre relações deterministas entre o meio e o homem.
Erastóstenes: vinculado à geografia matemática, postulava a imagem geométrica da Terra, calculando sua circunferência e estabelecendo o sistema de coordenadas (latitude e longitude)
Pitágoras: contribuiu com os conceitos de esfericidade da Terra, movimentos de rotação da Terra, zonação climática do