Equipamentos de proteção
São todos os dispositivos de uso pessoal ou coletivo,destinados a proteger a integridade física dos usuários do laboratório.
Equipamentos de Proteção Individual - EPI's :
•
Avental ou roupas de proteção : recomendado para manuseio de substâncias químicas.
•
Luvas : devem ser inspecionadas antes e depois do uso quanto a sinais de deterioração,pequenos orifícios,descoloração,ressecamento,etc.
•
Proteção facial/ocular : uso obrigatório em atividades onde houver probabilidade de respingos de produtos químicos.
Tipos : Óculos de segurança e protetor facial.
Não deve distorcer imagens ou limitar o campo visual; devem ser existentes aos produtos manuseados; devem ser confortáveis e de fácil limpeza e conservação. •
Proteção respiratória : somente deve ser utilizado quando as medidas de proteção coletiva - EPC's - não existirem,não podem ser implantadas ou são insuficientes.Ex.: respiradores.
Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC's :
•
Extintores de incêndio :é preciso conhecer ,identificar bem o incêndio que se vai combater,antes de escolher o agente extintor ou equipamento de combate ao fogo,podendo tornar inútil o esforço de combater as chamas;ou podendo agravar a situação,aumentando ainda mais as chamas,espalhando-as,ou criando novas causas de fogo (curtocircuitos).Ex.:Água em forma liquida;espuma mecânica;gases e vapores inertes;pó químico.
•
Lava-Olhos :devem existir onde há manuseio de produtos químicos,em situações de maios risco de projeção ou onde houver risco maior de queimaduras por calor.É de vital importância que em áreas de manuseio de produtos químicos existam equipamentos que proporcionem este fluxo de água,tais como: chuveiros,lava-olhos ou bisnagas.Devem ser mantidos de forma a estarem preparados para uso imediato a qualquer instante.
•
Capelas :deve-se manter as janelas com o mínimo de abertura possível;deixar na capela apenas o material a ser analisado;o sistema de exaustão da capela deve