HISTORIA DO PENSAMENTO GEOGRAFICO
Acho muito importante o papel dos nossos Geógrafos, pois eles despertam nos alunos a importância dos aspectos sociais, de forma que o mesmo não fique limitado aos conhecimentos geográficos, pelo contrário, que use os mesmos para ampliar sua percepção acerca do mundo que o cerca. É de suma importância o entendimento do mundo real. A observação, a percepção, a análise conceitual e a síntese através das representações cartográficas possibilitam pensar significativamente o conhecimento do espaço geográfico. É possível perceber que o estudo da linguagem cartográfica vem, cada vez mais, reafirmando sua importância desde o início da escolaridade. O estudo das representações cartográficas contribui não apenas para que os alunos compreendam os mapas, mas também desenvolvam capacidades relativas à representação do espaço. Os alunos precisam ser preparados para que construam conhecimentos fundamentais sobre essa linguagem, como pessoas que representam, codificam o espaço e como leitores, das informações expressas. A maquete geográfica é uma representação cartográfica tridimensional do espaço, representa as categorias longitude, latitude e a altitude. A representação tridimensional do espaço adquire importância fundamental quando se pensa em aplicações em projetos disciplinares voltados às questões ambientais ou em simulações. Enfim a geografia tem grande importância em auxiliar o homem em sua análise sobre as mudanças no meio ambiente (aquecimento global, enchentes, desmatamento, etc.). Se todos dominassem mais a Geografia, estariam mais conscientes das consequências. Acho que não há papel mais recorrente hoje em dia do que esse.
Disponível em: http://educacadoresemluta.blogspot.com.br/2009/12/ensaios-de-geografia-contemporanea.html acesso em 21/03/14.
Apresentação:
A principal linha de ação deste projeto consiste em desenvolver trabalhos com escolas no sentido de acreditar que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida