A importancia do conhecimento para o assistente social
A Importância do Conhecimento do para o Assistente Social
Tweet
A importância do conhecimento do comportamento para o Assistente Social.
“Conhecer não é o bastante, precisamos aplicar. Desejar não é o suficiente, precisamos fazer”.
Goethe (1749-1832), filósofo alemão, em 'Fausto'
O Serviço Social “está inserido no campo das ciências humanas como disciplina profissional destinada a intervir na realidade humano-social” (Almeida, s.d in site http://www.cpihts.com)
O Assistente Social faz parte da linha de frente para um trabalho acolhedor e emergencial, geralmente quando ocorre uma situação critica. O Assistente faz o primeiro contado com o individuo, buscando informações de grande importância para serem encaminhadas as suas necessidades. Sendo assim, responsável por esse primeiro contato, tem que ter a sensibilidade de observar, e identificar o verdadeiro problema e tentar encaminhar para a devida solução, encorajando ao individuo a ter forças para seguir em frente e dando os primeiros amparos, conduzindo as reais necessidades, e dando animação para seguir em frente. Em sua principal função delinear táticas e estratégicas de atuação para desenvolver capacidades sociais ou individuais.
Segundo a Federação Internacional de Assistentes Sociais e a Associação Internacional de Escolas de Trabalho Social:
"O exercício da profissão de Assistente Social ou trabalhador social promove a mudança social, a resolução de problemas no contexto das relações humanas e a capacidade e empenhamento das pessoas na melhoria do "bem-estar" (In http://www.naswdc.org/Code/ethics.htm)
– acessado em 11/12/06).
Com o estudo do comportamento o assistente social terá mais clareza em avaliar o paciente, identificando com maior certeza uma possível necessidade de intervenção, problematizando e refletindo, sendo assim, dando ao relatório maior especificação do real quadro do paciente. Deste modo aumentando a chance