História do Pensamento Geografico
Atividade de Avaliação a Distância 1 (AD1)
1. Responda (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. Em caso de respostas falsas, justifique. (1 ponto para cada questão)
a. (V) Os gregos contribuíram com grandes descobertas geográficas. Isso foi motivado, principalmente, pelas relações comerciais.
“O avanço dos conhecimentos ocorreu através do intercâmbio comercial entre os diversos povos da época. Dentro desse panorama, podemos destacar os estudos ligados à astronomia e à geometria, que evidenciaram a preocupação com a localização dos lugares. Esses aspectos permaneceram como foco central dos conhecimentos geográficos até o século XVIII. Assim, sabendo-se “onde” se localizavam os lugares era importante para a expansão comercial identificar “o que” existia nesses lugares. Veja que há uma outra preocupação referente aos aspectos geográficos: “o que” existe nesses lugares. No entanto, as respostas acerca dos lugares, do que existia nos lugares, foram fornecidas pelos viajantes e comerciantes que descreveram aspectos diversos da sociedade e da natureza. Deste modo, são estruturadas as bases do conhecimento geográfico deste período. Essas bases referem-se à astronomia e à geometria. A geografia desta época é, portanto, uma geografia matemática que tem a função de descrever o mundo conhecido.” (AULA 2, pp 40-41)
b. (F) O período pré-científico da geografia corresponde à época em que a transmissão de conhecimentos ocorria apenas através da oralidade. Falso essa transmissão também era feita por desenhos em rochas, alguns preservados até os dias atuais.
c. (F) Com os romanos, os conhecimentos geográficos tornaram-se mais consistentes, com a elaboração de mapas cada vez mais sofisticados. Pelo contrário, os romanos estavam mais interessados em expandir o seu território do que desenvolver uma cartografia consistente:
“O conhecimento geográfico desenvolvido pelos romanos não aprofundou os aspectos especulativos (teóricos)