historia do pensamento geografico
HISTÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO
Valor: 10 pontos
Data de Entrega: 01/04/2014
Data: 29/03/2014
Nome: Tulio Rodrigues de Oliveira
1.Identificar e justificar a contribuição de Humboldt e Ritter para a sistematização do saber Geográfico.
O principio da casualidade de Humboldt deu inicio ao um novo tipo de se ver a geografia, com a observação empírica que levava em consideração a intuição do observador, o levando a estudar não somente o fato, mas também o que originou e as suas consequências com uma visão ampla de território, com principal atenção a área física (natural) e não o homem.
Os estudos de Ritter já conduziam a um estudo mais regionalizado da Geografia, Principio da Geografia Geral ou da Analogia que visava estudar áreas separadamente e posteriormente compará-las, tento como objeto de estudo o homem ou seja o principio da Geografia Humana.
Através destes dois princípios se deu o começo de uma nova geografia encaminhando para ser reconhecida como ciência.
2.Comparar as ideias de Ratzel e de Vidal de La Blache para o desenvolvimento da corrente determinista e possibilista.
No determinismo de Ratzel (Alemão) a natureza influencia diretamente o homem enquanto no possibilismo de La Blache (Francês) há uma relação entre homem e natureza a partir da interpretação da paisagem. No determinismo a natureza determina o sucesso ou o fracasso de um povo, sendo necessário o “espaço vital” para estabelecer o equilíbrio entre população e recursos disponíveis para garantir sua sobrevivência, e defendia o expansionismo Germânico. Enquanto no possibilismo o homem e ativo podendo abrir novas possibilidades diante da paisagem, que o conhecimento acumulado de um povo podia garantir a sua sobrevivência e o desenvolvimento de sua população dentro de determinado espaço, sendo contra o expansionismo Germânico.
3. Explique o conceito de Espaço Vital e o que ele justificaria.
O conceito de Espaço Vital representa o equilíbrio