Historia do Pensamento Geografico
Disciplina: História do Pensamento Geográfico
Polo: BPI
Alunos: Ricardo de Menezes e Souza Ferreira Mat. 14112140135 Eliete Lima Mat. 14112140148
Atividade: AD1
Podemos dizer que a História da Geografia refere-se ao estudo da ciência com relação aos acontecimentos geográficos importantes, suas descobertas e explorações, enquanto a História do Pensamento Geográfico busca entender a evolução da geografia ao longo do tempo, as tradições geográficas e compreender o pensamento dos geógrafos do passado no contesto do seu tempo.
Desde os tempos primitivos, o homem já se utilizava de mapas com símbolos iconográficos para expressar seus deslocamentos e registrar informações essenciais para sua subsistência, em pedras, nas paredes das cavernas, nos couros de animais ou em placas de argila como os Babilônicos. Outros povos como os Incas, Astecas, Chineses, Esquimós e Polinésios também faziam seus registros no período da Geografia Pré-Científica, conforme suas necessidades e com recursos diversos.
A grande evolução da Geografia como ciência embrionária, deu-se com a contribuição dos gregos, que passaram a processar as informações colidas, criando uma metodologia do conhecimento através de vários filósofos. Mileto elaborou o 1º mapa grego e relatou diversas viagens. Heródoto introduziu os conhecimentos da história no contesto da geografia e passa a fazer considerações determinantes sobre o homem e seu meio, pode também ser chamado, o pai da geografia. Pitágoras introduziu os conceitos de esfericidade, rotação e zonas climáticas. Aristóteles também defendeu o conceito de esfericidade da terra através da projeção da sombra da terra na Lua, durante os eclipses. E posteriormente Erastóstenes contribuiu com a matemática, calculou a circunferência da terra com precisão considerável, estabeleceu o sistema de coordenadas, vinculando a matemática à geografia e foi o 1º autor de uma obra