desigualdade no processo de distribuiçao de renda
Investimento estrangeiro direto: controle por maioria nas mãos de um proprietário estrangeiro, se não fosse por maioria seria classificado como um simples investimento.
Coeficiente de Gini: método mais comumente aceito para medir a igualdade de renda. Estabelece o valor 0 para países com igualdade perfeita e valor 1 para países com completa desigualdade.
Microcrédito: pequenos empréstimos que possibilitam empreendedores em países em desenvolvimento o estabelecimento de pequenos negócios.
Banco Mundial x FMI: tem funções muito diferentes. FMI é o responsável por ajudar países em períodos de dificuldade financeira com empréstimos a curto prazo e ajudando na reconstrução financeira. O Banco Mundial atua a longo prazo, oferecendo empréstimos e assistência para o desenvolvimento de países emergentes. Ambos obtêm seus fundos a partir de contribuições de países ricos.
Como se mede a renda das pessoas? Censos demográficos são feitos no Brasil a cada 10 anos desde 1940, através de um questionário muito simples. Um quarto das moradias recebem um questionário bem mais amplo, no qual são recolhidos dados bem mais específicos dessa parte da população. Sendo um quarto uma amostra considerável, pode-se apurar quantas pessoas ganham 1 salário mínimo, de 1 a 2 salários mínimos e assim por diante. Esses censos são feitos pelo IBGE.
Medidas da concentração de renda: há várias maneiras de se representar a repartição de renda. A mais comum é dividir a população em grupos iguais dos 10% mais pobres aos 10% mais ricos, e calcular a participação de cada um na renda total. É possível medir essa concentração de renda através do índice de Gini.
Desenvolvimento e repartição da renda: um país totalmente não desenvolvido é essencialmente agrário com uma população de camponeses, quase todos com renda muito baixa. Com o desenvolvimento alguns migram pra cidade onde se tornam empresários, técnicos, etc. com renda mais elevada (estágio de