Artigo cient fico
OLIVEIRA, Cristiane Marques Camilo
SOUZA, Elaine Agatha Bernardes
MARTINS, Izabelle Lima Ferreira
SILVA, Ludimila de Azevedo
NERY, Thaís Maciel de Oliveira Araújo
RESUMO: O croqui é um desenho livre e pessoal, não segue regras formais ou técnicas, e seu processo de elaboração requer imaginação e emoção do arquiteto para que o resultado final esteja a gosto do cliente. É um desenho de grande importância no processo de desenvolvimento das ideias, pois, é onde o arquiteto transfere sua expectativa juntamente com a criatividade para o papel. Vários elementos são utilizados no croqui como: linha, proporção, perspectiva, luz e sombra. Inúmeros programas gráficos foram criados para aferir uma maior realidade do desenho feito à mão a partir do momento que possibilita a utilização de diversas cores, texturas e tamanhos reais, o que facilita uma visualização em três dimensões do objeto.
PALAVRAS-CHAVES: Croquis, Processo de criação, Desenho, Projeto, Tecnologia.
1. INTRODUÇÃO
A partir das aulas de Desenho de Criação ministradas pelo professor Wesley Siqueira Castro nesta Instituição, surgiu a motivação para pesquisar sobre a importância dos croquis no processo de criação na arquitetura. O croqui por ser um desenho feito a mão livre permite ao profissional transmitir por meio de traços espontâneos suas emoções e particularidades associadas às necessidades do cliente, com mais agilidade e objetividade no processo de criação de um projeto.
Como meio de complementar o entendimento e apresentação do projeto, foram criados programas gráficos, 3d e 2d, que funcionam por meios de comandos específicos, facilitando e agilizando o a parte técnica, no que diz respeito ao seu detalhamento. Os softwares dão corpo técnico ao desenho e fazem com que o modelo virtual seja bem próximo da realidade almejada, que não substitui o processo criativo do esboço de um desenho.
A demonstração da importância do croqui, como processo