Staphylococcus
INTRODUÇÃO
O Staphylococcus não é uma bactéria, mas sim um gênero de bactérias que comporta várias espécies, a maioria muito comum em nosso dia a dia como, por exemplo, S. epidermidis que se encontra presente na pele e mucosa, não produz toxinas e não infecciona só causando doença em caso do indivíduo apresentar muita baixa resistência. Outro não tão comum, S.xylosus este gênero de bactéria gram positivas contém espécies inevitavelmente perigosas ao homem e nem um pouco raras como o S. aureus e apesar de viver em nosso organismo é capaz de produzir uma série de doenças graves ao homem como endocardite e o ataque tóxico. Este gênero de bactéria tem formato de cocos e colore pelo método de Gram, sendo gram positivo com sua cor arroxeada, apresenta-se em colônia com forma de cachos de uvas, é anaeróbio facultativo, porém se adapta melhor que os anaeróbios, cada espécie tem como um ou mais fatores de virulência.
É um gênero que requer estudo e atenção por parte da comunidade científica devido a sua importância para o homem, pois não age neste apenas na parte interna, porém externamente quando contamina os alimentos libera suas enterotoxinas, assunto abordado nas páginas seguintes.
Staphylococcus
Classificação científica
Reino: Bactéria
Filo: Firmicutes
Classe: Bacilli
Ordem: Bacillales
Família: Staphylococcaceae
Gênero: Staphylococcus
Caracteristicas do Gênero
Os Staphylococcus ouestafilococos, em português, são bactérias esféricas, imóveis, piogênicas por excelência, sendo cocos Gram-positivos, cerca de 1 micrômetro de diâmetro, e que crescem em arranjo com forma de cachos de uva (do grego staphile = cacho de uva). Aeróbios ou anaeróbiosfacultativos, catalase positivos, fermentam a glicose com produção de ácido, tanto em aerobiose, como em anaerobiose. É uma das espécies patogênicas mais comuns do homem, juntamente com a Escherichia coli.
As manifestações clínicas revelam-se com maior ou menor gravidade de acordo com a localização primária ou