Staphylococcus
Fatores De Virulências Os principais fatores de virulência do S. aureus são os componentes das superfície celular toxinas. Algumas evidencias sugerem que determinados enzimas também podem ser consideradas fatores de virulência.
Cápsula
A maioria das amostras de S. aureus possui uma cápsula polissacarídica, cuja função principal como fator de virulência é proteger a bactéria contra a fagocitose. Com base na variabilidade antigênica dos polissacarídeos capsulares é possível classificar as amostras em sorotipos, entre os quais parecem prevalecer os sorotipos 5(CP5) e 8(CP8).
Peptidoglicano e Ácidos Teicóicos Estas moléculas integram a parede celular da bactéria e contribuem para a sua patogenicidade, ativando a via alternativa do complemento e estimulando a produção de citocinas, Considerando este aspecto, assemelham-se ao LPS das bactérias Gram-negativas.
Proteína A A proteína A ( conhecida como SpA: staphylococcal protein A) é uma das proteínas de superfícies de S. aureus mais estudada, e é encontrada na maioria das amostras. A maior parte da proteína A se encontra na parede bacteriana, covalentemente ligada ao peptidoglicano. Durnate o crescimento da bactéria in vitro ,