Categorias conceituais do pensamento de Maquiavel
Este trabalho apresentará uma situação desenvolvida a cerca de uma ação social, usando todos os seus elementos: individuo, motivação, ação, afetos, agente social até chegar na relação social (motivação coletiva).
Numa manhã de segunda-feira, a sociedade necessitava fazer suas obrigações do dia. Utilizaram seus meios de transportes, tanto publico quanto privado, mas no decorrer do percurso houve uma pane mecânica em um ônibus, que gerou um transtorno, todas as pessoas daquela rua foram afetadas, em especial, os passageiros do ônibus, o que desencadeou varias atitudes de vandalismo.
A força externa que gerou tal acontecimento no ônibus foi à falta de manutenção por parte do mecânico, que estava com problemas pessoais com a sua esposa, ela o havia traído e por esse motivo ele não fez um trabalho bem feito, com isso a revolta dos passageiros gerou a depredação do ônibus e até mesmo os que não eram passageiros se juntaram para tal ato. Logo a policia foi acionada e conteve os mais exaltados, utilizando da sua função como “aparelho repressor”, e o restante das pessoas estavam cientes de que não havia necessidade de tal atitude e seguiram o rumo de suas vidas.
Conclusão
Conclui-se com isso que, ação social é quando uma ação mesmo parecendo individual, gera um efeito coletivo. Tudo de acordo com uma pratica resultante de uma motivação, cabendo a sociologia estudar elas para explicar dentro de uma sociedade.
Equipe:
Daniel Oliveira
Déborah Brito
Deusivane Nunes
Jessé Carvalho
Lisoney Junior
Lucas Cruz
Vinicius Moreira
Wellington Cavalcante