filosofia
Kant escreveu, ou sobre teoria do
Conhecimento, Teoria Moral etc., como se fosse História da Arte, História da Cultura, mas meramente de fatos, de acontecimentos.
Mas também é possível tentar ensinar os alunos a filosofar. Segundo o próprio Kant, é o que se deve fazer (não se ensina Filosofia, se ensina a filosofar).
Conhecer o mundo – Recorrer a autores do passado é uma maneira para fazer os alunos pensarem autonomamente. Não é uma coisa inata: é algo que se aprende. Não estamos falando de um pensamento qualquer, mas de um pensamento específico. Um pensamento filosófico, ligado a uma compreensão conceitual do mundo no qual você tende a dar uma visão unitária, no sentido em que esses conceitos estão interligados e formam um conjunto coerente. Por isso, tradicionalmente, a Filosofia toma a forma de um sistema com todos os limites.
O sistema é uma forma de tentar encaixar a realidade nas categorias. E a realidade sempre foge. Por isso cada sistema é negado e substituído por um sistema sucessivo, até que chega um ponto em que o próprio sistema parece inadequado. E se passa uma filosofia aqui que não é sistêmica; porém o fato de os filósofos não serem mais sistêmicos não significa que