Ética na política
MENSALÃO E ÉTICA NA POLÍTICA
MILENA MARTINS PEIXOTO- 2º PERÍODO MENSALÃO E ÉTICA NA POLÍTICA
Milena Martins Peixoto
Bacharelanda em Direito
Resumo
Este artigo visa apresentar uma reflexão sobre a ética e a política na sociedade atual, o entrelaçamento desses dois campos não raras vezes tidos como antagônicos ou inconciliáveis. Afirmando tais características, temos como exemplo o caso conhecido como mensalão, que ganhou grande destaque nacional e internacional desde a sua divulgação em 2005.
Este tema representa uma grande relevância no campo jurídico, uma vez que a política é inafastavelmente ciência referente ao trato dos negócios públicos e de interesse de todos os cidadãos, dessa forma necessitando que os princípios de justiça e transparência do direito, entre outros, se façam valer nas relações políticas.
Por meio de um estudo teórico baseado em textos doutrinários, artigos já produzidos, livros da área e meio eletrônico, pode se perceber infelizmente que a realidade não corresponde à teoria. A expectativa de uma política embasada em valores éticos e morais, infelizmente ainda não é uma realidade em nossa sociedade.
Palavras.chave: Ética. Mensalão. Moral. Política.
1 INTRODUÇÃO
O seguinte artigo trata da temática da ética na política, a ética como princípio base das relações políticas. Primeiramente, através da construção dos conceitos, podemos observar que ética e política desde os primórdios sempre estiveram de certa forma ligadas. Sempre o homem procurou encontrar pontos de convergência entre essas duas esferas tão importantes da sociedade. Ao mesmo tempo, através dos fatos, vemos que muitas vezes essa visão de entrelaçamento entre valores éticos e política é extremamente utópica. Na verdade, a política possui sim fundamentos que estejam de acordo com a procura de um ‘bem comum’, afinal, essa é sua essência, o problema é que quem faz a política e como a faz, não leva em consideração o objetivo