Ética e politica
Quando falamos em ética pensamos logo em conduta e em valores. Caso estes valores, perante a sociedade, sejam considerados positivos, afirmamos que tais valores são éticos. Entretanto, se estes forem considerados, perante a mesma sociedade, valores negativos, os chamamos valores antiético. Mas qual será o verdadeiro sentido da palavra ética? Ética é uma ciência que estuda os pensamentos filosóficos sobre a conduta da moral, ou seja, sob a conduta de um conjunto de valores ou doutrinas de uma sociedade.
A palavra política vem do grego polis que quer dizer cidade-estado. Segundo Nicolau Maquiavel, em sua obra “O Príncipe”, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo. É dever dos poderosos políticos governar as cidades e o país, com responsabilidade e ética. O que seria realidade, se não fosse a ganância pelo poder e pelo dinheiro. Causas da Política sem a Ética
Para governar uma cidade, um estado ou um país com ética o político tem que conhecer bastante o local que irá governar, saber quais são as principais necessidades da população e tomar atitudes que irão melhorar a vida dessas pessoas. Esta é uma realidade que está cada vez mais distante da política do nosso país, pois os nossos políticos estão focados no poder e no lucro que uma vida política pode oferecer.
Nos últimos anos o país vem vivendo uma crise moral na história da política. Todos os dias somos informados por meio dos noticiários de diferentes relatos de corrupção, mentiras e roubos como o mensalão e dinheiro na cueca, isto acontece tanto no poder executivo quanto no judiciário e legislativo. É inimaginável que em pleno século XXI ainda encontremos pessoas que simplesmente olham para tudo que está acontecendo e diz “o político rouba mais faz” se deixando levar por uma política suja.
É um direito adquirido do povo brasileiro eleger quem irá representar sua cidade, seu estado e seu país por meio do voto. A população deve estar atenta