Trabalhos
O fato de ser mulher significava que tinha que lutar com as autoridades militares a cada passo para levar a cabo o propósito de reformar o sistema hospitalar. Com condições como soldados deitados no chão bruto, rodeados por insetos e ratos e operações sendo efetuadas em condições anti-higiênicas, não foi surpresa que quando ela chegou a Scutari, doenças como cólera, tifo fossem comuns nos hospitais. Isto significava que soldados feridos tinham sete vezes mais chances de morrer de uma doença hospitalar do que no campo de batalha. Enquanto esteve na Turquia ela coletou dados e organizou um sistema de manutenção de registros que utilizou como uma ferramenta para melhorar as condições dos hospitais civis e militares.. Por estas razões é considerada a criadora de uma nova profissão feminina e da Enfermagem Moderna
Contudo, o destino lhe reserva um grande golpe quando contrai febre tifóide e permanece com sérias restrições físicas, retornando em 1856 da Criméia.
Impossibilitada de exercer seus trabalhos físicos, dedica-se à formação da escola de enfermagem em 1859 na Inglaterra, onde já era reconhecida pelo seu valor profissional e técnico, recebendo prêmio concedido através do governo inglês. Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, ministrado por médicos, com aulas teóricas e práticas.
Em 1883 a Rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.
Florence morre em 13 de agosto de 1910, deixando florescente o ensino de