Etica e Politica
Este trabalho de reflexão sob o tema – Ética, Política e Governação – enquadra-se no âmbito do fim do Modulo sobre ética e Politica, leccionado na Universidade Pedagógica, curso de Mestrado em Ciências Políticas e Estudos africanos.
Ética, politica e governação constitui os três vértices ou ângulos que articulam as actividades públicas dos cidadãos. Isto é, parece que não se pode dissociar ou fragmentar a relação existente entre estas actividades, pois complementam-se entre si.
A escolha deste tema fundamenta-se no facto de que actualmente a politica tem sido conotado como um jogo de mentiras, de aldrabar, corromper, assassinar. Em uma palavra. A política tem sido conotada como um “jogo sujo”. Neste contexto, colocam-se as seguintes questões: é possível ainda argumentar a favor da relação existente entre ética e política ou se tratam de campos que se excluem entre si?
Os últimos acontecimentos do século passado que atentaram a dignidade humana fazem com que a ética seja um tema transversal que perpassa a todos os campos de investigação e de actividade humana, desde a política ate a governação, do campo militar passando pela medicina.
A tese a defender neste trabalho é: a ética deve “reabilitar as consciências de cada ser humano, desde ao camponês ate ao operário, do cientista política aos próprios políticos passando por todos os actores da ciência.” De facto, a ética deve ajudar as pessoas a serem humanas ou seja, agir com conhecimento e com responsabilidade. Neste contexto, a tese axial que deriva daquela é de que a politica e a governação constitui actividades nobres que os humanos desenvolvem para se organizar desenvolvendo actividades do bem comum que emancipam humanamente a cada membro da sociedade.
O trabalho sob o ponto de vista de estrutura consiste, primeiro na conceptualização dos termos ética, política e governação. No segundo momento estabelece-se a relação que existe entre a ética, política e governação e por último faz-se uma