caso pratico do gestor
1.1- QUEM SÃO OS GESTORES E ONDE TRABALHAM ?
É o profissional que coordena o trabalho dos outros para que os resultados organizacionais sejam atingidos. Os gestores podem ser pessoas com as mais variadas características: diferentes idades, etnias e ideologias políticas ou religiosas; serem homens ou mulheres; trabalharem em empresas públicas ou privadas; desenvolverem a sua atividade profissional em organizações de grande ou pequena dimensão, ou seja, possuírem qualquer outra característica que os diferencie.
No passado era relativamente simples definir os gestores como membros de uma organização que transmitiam aos outros o que fazer e como fazer. Porém, a natureza do trabalho alterou-se de forma significativa e muitas das funções que antes não eram consideradas funções de gestão são agora consideradas, sendo que na maior parte das empresas, os gestores para além de serem líderes e orientarem equipas, também são executantes, muitos têm formação e treino diversificado e são multi-qualificados. Um gestor pode ser simultaneamente um chefe de equipa, um técnico de manutenção e um técnico de qualidade. Para além de coordenar e supervisionar pessoas de diferentes departamentos e exteriores a organização, como equipas de trabalhadores temporários, podem ter outras responsabilidades como por exemplo; chefiar equipa de um call center e também atender clientes.
Pelo seu nível de gestão, os gestores são classificados nas estruturas organizacionais tradicionais como: operacional, técnico e estratégico.
> Operacional (gestores de primeira linha) - Supervisores
* a componente técnica é particularmente relevante, controlam a execução, desenvolvem procedimentos e atividades de rotina, supervisionam o trabalho dos operacionais que geralmente estão envolvidos na produção ou no serviço aos cliente. Ex.:gestores de