Análise do ponto de equilíbrio
Análise do Ponto de Equilíbrio
Orientadora: Leônia Santiago
Equipe
Sandrea Costa
Centro Universitário Christus
Análise do Ponto de Equilíbrio
Introdução
Uma rotina comum em qualquer empresa é o controle de despesas envolvidas no processo de produção. Dentro dessa atividade, existe uma ferramenta interessante conhecida como Ponto de Equilíbrio. Essa ferramenta de gestão não é muito usada em empresas de pequeno porte, devido à dificuldade na sua aplicação e por exigir certos conhecimentos contábeis que nem sempre são dominados pelo empreendedor. Mas, mesmo aqueles que a utilizam encontram dificuldade, porque se torna muito complexa em empresas que vendem mais de um produto.
Conceito
Uma revisão de literatura sobre o tema Ponto de Equilíbrio aponta, por exemplo, segundo Zago et al. (2010) que:
“Ponto de Equilíbrio, também conhecido como Ponto de
Ruptura ou Ponto de Nivelamento, nasce da conjugação dos custos totais com as receitas totais. Nesse contexto, os custos e despesas fixas seriam totalmente absorvidos para que, a partir daí, a empresa possa iniciar seu retorno do investimento com a obtenção de lucro”.
Chiavenato (2004) o intitula Ponto de Paridade e aponta a utilidade de apresentá-lo em forma gráfica, para mostrar a relação entre a renda total de vendas e os custos de produção. O Ponto de Equilíbrio está, assim, na intersecção entre a linha de vendas e linha de custos totais. É o ponto em que não há lucro nem prejuízo. Em outros termos, é o ponto em que o lucro é zero e o prejuízo também.
Análise do Ponto de Equilíbrio
O primeiro passo realizar a analise, será a determinação do ponto de equilíbrio ou a receita de equilíbrio. Nesta fase a gerência avaliará o desempenho atual da empresa em relação aos níveis operacionais
“Lucro/Prejuízo” zero, alertando-se para as medidas corretivas que se fizerem necessárias.
Após definido o volume ou a receita de vendas de equilíbrio, o gestor poderá