Ponto de equilibrio
A análise de equilíbrio entre Receitas de Vendas e Custos é muito importante como instrumento de decisão gerencial. O sucesso financeiro de qualquer empreendimento empresarial está condicionado à existência da melhor informação gerencial.
No Rol das informações mínimas e indispensáveis para a decisão, esta a “análise do Ponto de Equilíbrio”.
O Ponto de Equilíbrio será obtido quando o total dos ganhos marginais, que é a somatória de todos os produtos comercializados, equivalerem ao custo estrutural fixo do mesmo período de tempo objeto da análise. A informação, também conhecida como o faturamento mínimo que uma empresa precisa obter para não incorrer em prejuízo, e de importância vital para o gerenciamento de um negócio.
Para determinar o Ponto de Equilíbrio, a empresa necessita classificar de forma adequada seus custos estruturais fixos, por exemplo, de um mês, e conhecer o ganho marginal formado pelo “mix” de todos os produtos vendidos no mesmo mês.
Definição: Também chamado de Nível Mínimo de Atividade, o Ponto de Equilíbrio, refere-se ao nível de atividade de uma empresa no qual não existe lucro ou prejuízo, isto é, em que os custos e despesas são iguais s receitas.
Finalidade:
A análise do ponto de equilíbrio fornece ao administrador várias informações sem a necessidade de extensos estudos. Sua importância está não na simples determinação do ponto de equilíbrio, mas sim em seus aspectos de análise, ou seja, sua finalidade é controle para tomada de decisão gerencial. Através do ponto de equilíbrio, é possível prever muitas situações, se são de fato benéficas à empresa; até quanto vale a pena certas situações e inovações que são propostas à instituição.
COMENTÁRIOS
Análise do Ponto de Equilíbrio O ponto de equilíbrio dos custos ocorre quando a quantidade produzida permite à empresa igualar exatamente o preço de venda ao custo