ponto de equilibrio
Ponto de equilíbrio é o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período. Por meio dele você saberá qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis. Esse número é que determinará qual será a quantidade de vendas a ser alcançada para obter lucro. Em outras palavras, significa a representação do faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não amargue prejuízo, mas em que ainda não estará obtendo lucro. No ponto de equilíbrio, o resultado ou lucro final, é igual a zero. Seu cálculo e análise podem serem realizados sob três aspectos: contábil, econômico e financeiro.
O ponto de equilíbrio contábil ou operacional é o mais comum, é tradicional para análises onde o valor das receitas iguala-se ao das despesas. É o resultado simples da divisão dos valores dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição unitária. Nessa conta, não haveria lucro e nem prejuízo contábil. Esse sim é o momento do “empate”.
O ponto de equilíbrio econômico em consideração além dos custos gerados pela própria empresa, o valor do custo da oportunidade do mercado para o capital investido. Caso a previsão de receitas da empresa esteja abaixo do ponto de equilíbrio econômico significa que se você ficar em casa com o dinheiro aplicado em banco obterá um retorno melhor que seu próprio negócio. Se valor se dá através do cálculo da soma dos custos e despesas fixas com o valor de um lucro mínimo estipulado que atenda as suas próprias exigências.
Já o ponto de equilíbrio financeiro leva em consideração as variações patrimoniais nos custos fixos que embora não signifiquem desembolsos para a empresa, devem ser confrontados nas receitas, pois fizeram parte da constituição do seu negócio. Um exemplo clássico é a depreciação de ativos. Certamente, esse é o cálculo mais completo e detalhado para avaliação do seu negócio.
Para calcular o Ponto de Equilíbrio financeiro