Fundação da onu
A ONU nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945. Nesse dia representantes de 50 países juntaram- se em San Francisco, nos Estados Unidos, na conferência das Nações Unidas para uma organização Internacional.
Criada após a 2ª Guerra Mundial. A missão da ONU era garantir a paz no mundo através do bom relacionamento entre os países. Apesar dos objetivos não terem sido atingidos, a ONU tenta diminuir as desigualdades sociais no mundo.
Inicialmente a ONU contava com 51 estados, mas com o passar dos tempos a organização expandiu-se para 193 estados. Na criação da ONU, os estados membros tiveram de assinar a “Carta das Nações” onde continha ideias e prepósitos que os membros teriam de se unir para constituir as Nações Unidas. Como podemos observar neste excerto da Carta: “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservarmos as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”
- A organização
A ONU é constituída por cinco principais órgãos: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça.
A ONU utiliza seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. * Assembleia Geral
É a principal assembleia deliberativa das Nações